San Francisco Mood: temáticas

  • Para escutar em São Francisco...
    Para escutar em São Francisco...

Comecemos então nossa imersão musical na cidade mais liberal, avant-garde e cheia de ladeiras dos EUA: San Francisco!

San Francisco – Scott McKenzie – essa música tem cheiro de São Francisco, de “Flower Power”. Representa o lado mais hippie de SFO. Paz e Amor para todos!

Left my heart in San Francisco – Tonny Bennett – clássicos são clássicos, e este não poderia faltar nesta lista. Escutaria ao atravessar a Golden Gate Bridge. Já pensou?

Sitting on the dock of a bay – Ottis Reading – essa música foi escrita em Sausalito. Uma espécie de Niterói de São Francisco, com muito charme apesar do tamanho ser bem menor. O lugar é idílico! Esta é para vocês escutarem quando estiverem sentados nas suas docas, pensando o quanto a vida pode algumas vezes ser maravilhosa.

San Francisco Bay – Jesse Fuller – Fuller é uma figura iconográfica de SFO. Ele se intitulou “American One-man band”. Depois de enfrentar dificuldades em achar parceiros musicais, ele desistiu da procura e começou a tocar sozinho vários instrumentos juntos de uma vez só É o cara!

Go West – Village People – o título já é sugestivo, a final de contas é São Francisco, costa oeste, não? Mas a banda também é uma espécie de ícone para o movimento gay e, como a história da cidade se mistura com a do movimento no EUA, achei que caberia no playlist.

Californication – Red Hot Chili Perpers – Para quando vocês quiserem embarcar em lado mais rock and roll da vida californiana.

Frisco Blues – John Lee Hooker – o pessoal de São Francisco não gosta muito quando chamam a cidade assim: Frisco. Mesmo assim não resisti em incluir este clássico.

California Dreamin – Mamas and Papas – foi lançada em 1965 e está na lista das 500 grandes músicas de todos os tempos. Sei que a referência maior é a L.A., mas essa associação do calor ao liberalismo tem algo de SFO – mesmo com o vento constante na cidade.

Misty Mountain Hop – Led Zeppelin – essa música é para quem for circular na área do Haight-Ashbury, no the panhandle ou na haight street à procura dos resquícios do movimento hippie. Lá certamente você irá encontrar.

Mission in the Rain – Jerry Garcia Band – Banda de rock (com várias influências, blues, soul, reggae) da “Bay area” de SFO liderada por Jerry Garcia, que também tocava no maravilhoso Greatful Dead. O Mission é o bairro mais antigo da cidade e também conhecido pela concentração de imigrantes latinos. A letra da música é bem melancólica, mas pode fazer você se sentir agradecido se ouvi-la enquanto estiver por lá.

Ficou com vontade de fazer as malas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *