Moema Conta: choque de natureza e romantismo na Pousada Patacho

• Lua-de-mel praiana na pousada Patacho!
  • Restaurante aconchegante
  • Rústico chic praiano!
  • Varanda climinha
  • O paraíso deve ser aqui
  • Love is all we need...

Por Moema dos Reis

Fomos recebidos com muita simpatia na pousada Patacho, inclusive foi único local que nos ofereceu um drink de boas-vindas (e no último dia, mais um de despedida). Eu adoro elogiar quando realmente gosto do que vi/senti/provei e preciso deixar claro que não sou uma pessoa fácil de se agradar. Mas esse post será recheado de adjetivos muito positivos. Vejam que essa foi a minha experiência, pode ser que você não se encante como eu, mas realmente acho difícil.

Desacelerando

No início tive um choque de natureza, cadê a TV com a programação que eu gosto? Não tem! Como assim? É isso, vai ficar em silêncio ou pode conversar com seu par, com outros hóspedes, com os funcionários, mas esquece a TV e a internet! Tem vários DVDs para quem quiser pegar e até existe Wi-Fi, mas pega muito mal nos quartos e no restaurante. Claro que tentei na pousada toda e achei o melhor sinal na praia!

Foi o lugar ideal para nos desacelerar e nos tranferir para um tempo diferente, do interior, que passa bem devagar, onde conseguimos observar pequenos animais, as ondas, pensar na vida ou esquecer nossa rotina.

À noite o legal é ficar no deck olhando as estrelas e a dica do Christian, o francês super simpático dono da pousada, é entrar no mar à noite. Se for lua cheia então, fica perfeito, tanto de dia quanto à noite, até por causa da maré que é mais alta e mais baixa nas luas cheia e nova, ou seja, tem uma grande variação no dia. Outra coisa que descobri: são duas marés altas e duas marés baixas por dia – eu não sabia. Aprendi muito sobre as marés nessa viagem porque quase todos os passeios são baseados em seus níveis (confira a tábua das marés antes de se programar). Para ver as piscinas naturais, quanto mais seca, melhor.

Gula

Nossa diária incluía café da manhã (o melhor!) e sopa ou salada no jantar, mas acabamos experimentando outros pratos famosos no local, com destaque para o camarão ao requeijão. As caipirinhas frozen foram um sucesso, principalmente as de graviola e mangaba, continuamos fazendo aqui em casa.

Quartos

Ainda não falei do cenário incrível que é a Pousada. Tudo muito lindo, em harmonia com a natureza. Tirei muitas fotos, queria guardar aquelas imagens para sempre! Não é um luxo certinho, é “rústico-chique” e cheio de detalhes. Ficamos no quarto “sereia“, mas acredito que o “colibri” também seja ótimo. O bom do sereia é ser o mais próximo do mar e bem isolado da casa principal, onde fica o restaurante.

O que fazer

No primeiro dia marcamos um passeio de jangada com Seu Tino, uma figura, que adora contar histórias e explicar tudo sobre a sua terra. Foi lindo! O horário depende da maré.

No outro dia marcamos o passeio do peixe-boi, mais caro e mais organizado, porém não tão legal, se é que se pode comparar. Ficamos numa jangada parada observando o peixe no rio, onde existe um projeto de preservação da espécie. Depois fomos conhecer a praia do Toque. Achei mais bonita que a do Patacho, com areia branca e águas muito claras, onde conseguimos ir a pé até piscinas naturais na maré baixa. Almoçamos num restaurante maravilhoso: No quintal. Foi o melhor peixe que comi na viagem. Faça reserva antes.

No terceiro dia já tínhamos que partir para o próximo destino, mas deu uma vontade de ficar mais um pouquinho… Acabamos vendo o peixe-boi na praia, agarrado à jangada (eles gostam muito das jangadas, o que até dificulta um pouco para os jangadeiros porque eles vão atrás durante os passeios e podem ficar presos por causa da maré). Muito melhor ver assim, de pertinho, na natureza, sem qualquer controle imposto pelo homem.

Estou com vontade de voltar muito em breve e ficar somente nessa posada por umas 5 noites, já é tempo suficiente para se desconectar e desacelerar. Acreditam que até voltei com sotaque? rsrsrs

Pousada Patacho

Endereço: Rota Ecológica, sem número, Porto de Pedras
Capacidade: nove quartos
Email: mensagens@pousadapatacho.com.br
Quarto: de 500 a 710 reais (em 2014) duas estádias mínimo
Pagamento: débito, depósito no Itaú ou cheque
Telefones: 55 82 3298-1253 ou 55 82 9326-1424

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *