O Douro Chama: a apresentação

  • o douro chama
    Um barquinho no meio do "excesso de natureza" do Douro...
  • o douro chama presstrip
    Quem participou da presstrip mais mágica do mundo ;)
  • o douro chama
    As blogueiras brasileiras - já deu saudades
  • o douro chama
    Marta Marques e Monica Nogueira - as nossas guias queridas
  • o douro chama
    Artesão preparando vaso de argila negra típica da região
  • Mosteiro de São João de Tarouca - uma das visitas que mais me encantou
    Mosteiro de São João de Tarouca - uma das visitas que mais me encantou
  • Gil Regueiro da Quinta da Casa Amarela - uma vinícola que faz poesia em forma de vinho
    Gil Regueiro da Quinta da Casa Amarela - uma vinícola que faz poesia em forma de vinho
  • o Douro Chama
    Eu feliz da vida no meio das vinícolas da Quinta do Vallado.
  • Provesende -  cidade charmosa
    Provesende - cidade charmosa
  • o douro chama
    Saúde!

Falar sobre o Douro é uma tarefa para corações fortes. No meu caso envolve amor, lembranças felizes e muitas saudades. É necessário algumas taças de vinho, um coração aberto e um pouco de Miguel Torga para inspirar. Mas aguardem, este será o post da próxima semana. Por hora, vamos ficar com a apresentação da viagem em si.

Para entrar no clima…

1) “O Douro Chama”  

Foi uma presstrip que aconteceu em setembro de 2016 oferecida pela AETUR, a associação de empresários turísticos do Douro e Trás-os-Montes. O objetivo foi apresentar a região (e seus segredos) para nós, um grupo de 14 blogueiros e jornalistas do mundo todo.

Durantes 6 dias, mergulhamos intensamente na cultura e história locais. Conhecemos cidades, monumentos, vinícolas, a gastronomia, as pessoas, o “carinho” e a paz que só o Douro consegue oferecer.

2) #ODouroChama – Mídias Sociais

Todo mundo que participou da viagem usou as hashtags #odourochama e #douroiscalling para divulgar “in real time” as experiências segundo seu ponto de vista.

Eu usei principalmente o instagram e o snapchat – a minha mídia favorita –, mas também fiz bastante postagens via facebook e twitter. Se vocês quiserem dar uma olhada, basta usar essas duas hashtags, no item pesquisa, e poderão acompanhar tudo (com exceção do snapchat que só dura 24h).

Nada me emocionou mais do que ver a quantidade de gente se apaixonando pelo Douro junto comigo e me pedindo para disponibilizar as minhas impressões o mais rápido possível. Esse é o maior incentivo para fazer algo que realmente fique e tenha qualidade. Obrigada!

3) Raphinadas no Douro

Eu já disse para vocês que em Portugal me sinto como na casa da minha avó, certo?

Então, seguindo essa metáfora, o Douro seria aquele armário onde sabemos que nossas avós guardam os seus melhores segredos e doçuras. A gente sonha, conta os dias e horas para esse momento chegar, e quando ele chega, na verdade, é muito melhor. É um excesso de amor que temos na nossa frente.

Como vocês podem ver, o Douro para mim é pessoal, mas também sinto uma responsabilidade enorme em compartilhar com qualidade o que experimentei nessa viagem. Por isso, o que farei nesta sequência de posts é mostrar uma seleção do que mais me marcou. A minha intenção é que vocês tenham um bom apanhando do quanto o Douro pode ser um destino único na vida de vocês.

Se quiserem mais informações, dicas e até começar a planejar a sua viagem, lembrem-se que sempre podem entrar em contato comigo por aqui.

4) Meus posts sobre o Douro

Quinta da Casa Amarela: um poema em forma de vinícola

5) Minhas Companheiras de Viagem

Sim, foram muitos blogueiros e jornalistas, mas nós tínhamos nosso pequeno grupo dentro do grupo ;). O time das blogueiras brasileiras! foi um privilégio estar com elas nessa viagem. Eu que sou tão iniciante, na companhia dessas três mulheres super feras! Nunca aprendi, tanto em tão pouco tempo. Vou adicionando o trabalho delas sobre o Douro aqui também.

Rita Branco do “O Porto Encanta – foi através da Rita que fui chamada para está viagem. Isso significa que foi ela quem viu meu trabalho e me deu esse crédito de confiança. Amém! (e que responsabilidade!) Diz a lenda que ela é de São Paulo, mas a Rita é do Porto e o Porto é dela também. Fato! Se quiser se apaixonar pelo Norte de Portugal não tem ninguém melhor para você acompanhar. Ps.: uma das snapchatters mais cativantes que acompanho. Ela fez o Caminho de Santiago a partir de Portugal.

– Os Encantos do Douro. Muito mais do que um rio.

– Do Porto para o Museu do Douro

Do Porto para o Douro… na Quinta da Casa Amarela. Bons Vinhos, com Charme.

Helô Righetto do “Aprendiz de Viajante – como descrever a Helô, gente!? Ela é minha mais querida, designer, autora (Guia de Londres), feminista de carterinha (Conexão Feminista), cheia de curiosidades e vida. Vocês podem acompanhar as viagens dela no Aprendiz de Viajantes e conhecer um pouco mais dela através do seu blog pessoal (Mi Bloguito). Ps.: ela é colaboradora no Coletivo Tropical junto comigo 😉

– Vale do Douro além dos Vinhedos: 5 lugares para visitar

– Dois Hotéis Incríveis no Vale do Douro

Quinta do Vallado e Quinta da Casa Amarela

Vale do Douro: 5 experiências incríveis e inesquecíveis

Martinha Andersen do “Viajoteca – eu já leio o Viajoteca faz tanto tempo, e os posts da Martinha sempre foram especiais para mim. A Martinha tem o superpoder de dar leveza a tudo e um alerta interno para saber quando precisamos da companhia dela (como ela faz isso?). Mora em Paris desde 2006, entende tudo de tecnologia, apps, câmeras, em resumo: é a rainha dos gadgets. Ps.: a melhor risada do universo.

– O Douro Chama – 11 razões para visitar o Douro em Portugal

– 9 Programas Imperdíveis no Vale do Douro

3 Hotéis no Vale do Douro em Portugal (para se apaixonar)

6) Post dos outros Blogueiros e Jornalistas

Yarden Lewin do “Go Travel – Israel

– The Secret of Douro Valley

Agora é só me acompanhar porque as próximas semanas serão dedicadas a falar sobre essa viagem e lugar inesquecível!

Abraços viajantes.

banner-aetur

4 comentários

  1. Nice Santos disse:

    Cada post é como mergulhar em uma experência única. Simplesmente amei!!!

  2. Magê Santos disse:

    Espero a série de posts… Depois de ter acompanhando a viagem de vcs…
    Bjo

  3. Marjory disse:

    Ai, que a vontade só aumentou, mas nao so de ir ao Douro, mas de ler seus posts, que com certeza serao tao apaixonantes quanto o lugar.

  4. Helo disse:

    eu vou usar esse post de referencia pra achar os posts de todo mundo!!! amei! (esse banner no fim , que arraso)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *