Mulheres Viajantes: um livro para nos desvendarmos

SERRANO, Sónia. Mulheres Viajantes. Lisboa: Tinta da China, 2014.

Por acaso já teve uma sensação de que a nós (mulheres) só estamos começando a ter uma História há alguns anos? Como se tudo nos levasse a crer que somos personagens ativas apenas a partir do movimento feminista ou, não sei, desde o século XIX?

O que me encantou no livro da Sónia Serrano foi um abrir de olhos sobre este assunto.

Tweet: “Como se de repente nossas (mulheres) memórias mais remotas saíssem de um armário, e pudéssemos finalmente nos ver.” @raphinadasblog

No livro, a autora apresenta a história de 18 viajantes ao longo do tempo, do século VI – é isso mesmo! – até os nossos dias. Os relatos fazem a gente se divertir, mas também nos angustiam e nos arrebatam. São mulheres que atravessaram oceanos para viver aqui na América do Sul, desbravadoras que foram para África e para o Oriente Médio. Elas viajaram sozinhas, acompanhadas, de moto, de barco ou como fosse.

A autora escreve com leveza e propriedade e nos encanta a cada linha. Esse é um livro para nos fazer desconfiar de lugares comuns; para inspirar o desejo de viajar, mas, sobretudo, para mostrar a necessidade de se refletir sobre como fazemos isso.

Se você é como eu (é sempre bom admitir nossas falhas) e realmente acreditava que mulheres não viajavam sem seus maridos; que não visitavam lugares extremos ou somente passaram a ter algum tipo de protagonismo a partir do Século XIX, esta é a hora de repensar! E esse livro é a uma boa porta de entrada.

Quero saber mais, Rapha!

Então, não deixe de ver a entrevista com a autora aqui: Entrevista com Sónia Serrano

Presentes!

A Raphinada-Amiga desta semana será o sorteio de 3 exemplares do livro! Se você estiver inscrito na Newsletter deste blog – vulgarmente conhecida como Raphinada-Amiga – você já estará concorrendo. O sorteio será dia 25/11/2015.
Clique aqui para participar.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *