Apartamentos “de Boneca Provençal” em Paris

  • Dica preciosa para uma hospedagem charmosa e acessível em Paris!
    Dica preciosa para uma hospedagem charmosa e acessível em Paris!
  • Vista da sala no apartamento "La Closerie"
    Vista da sala no apartamento "La Closerie"
  • Às vezes é bom brincar de casinha (detalhe no apartamento "La Closerie")
    Às vezes é bom brincar de casinha (detalhe no apartamento "La Closerie")
  • Banheiro do apartamento "La Closerie" (secador e roupa de cama)
    Banheiro do apartamento "La Closerie" (secador e roupa de cama)
  • Mezanino no "Petit Scipion". Teto baixinho, mas muito charmoso (preço sensacional)
    Mezanino no "Petit Scipion". Teto baixinho, mas muito charmoso (preço sensacional)
  • Sala fofa no "Petit Scipion"
    Sala fofa no "Petit Scipion"
  • Apartamento "Maisonette" foi o meu preferido. Ótimo para casal.
    Apartamento "Maisonette" foi o meu preferido. Ótimo para casal.
  • No "Maisonette"
    No "Maisonette"

Ficar em um hotel tem muitas vantagens: quarto arrumado todo dia, infra-estrutura etc. Por outro lado, a experiência de ficar em um apartamento pode ser única e mágica. Principalmente, se estiver na sua cidade mais querida no universo! Para mim essa cidade se chama Paris, e tive a sorte de me hospedar em um apartamento ali por 20 dias. Foi incrível! Um outro tipo de viagem. É um mergulho na vida cotidiana da cidade, uma chance de se sentir um pouco como residente, como alguém “du quartier”. Sei que isso pode não ser o barato de todos que vão para lá, mas aconselho fortemente a experiência.

Antes de viajar começamos a procurar apartamentos para nosso grupo de 4 pessoas. Depois de muitas dúvidas e madrugadas, encontramos um chamado “La Closerie”. Ele parecia atender nossas expectativas, e eu fiquei, particularmente, seduzida pelo ambiente com ares de “casa de boneca provençal”; com sua cores claras e delicadas (um ótimo contraste em relação aos outros apartamentos que estávamos encontrando até então).Entramos em contato com a proprietária – Dominique – e descobrimos que, na realidade, ela tinha mais dois apartamentos no mesmo prédio. Isso foi ótimo, pois, nós acabamos precisando passar alguns dias nos outros dois apartamentos também. Então, posso dizer, com segurança, que estão todos testados e aprovados. Seguem algumas anotações para deixar vocês tentados:

La Closerie

Este foi o apartamento que ficamos a maior parte do tempo. Muito confortável para nós quatro. Ele tem dois andares, um sofá-cama no primeiro andar com banheiro e cozinha. No andar de baixo tem um quarto de casal com banheiro e uma TV ótima.

Petit Scipion

Nós ficamos no Petit Scipion apenas no primeiro dia. Perfeito para um casal (ou três/quatro pessoas pouco espaçosas). Ele é o menor de todos. Super charmoso. A cama de casal fica em um mezanino com um teto baixo. Fique atento para esse detalhe, já que isso pode incomodar algumas pessoas. Confissão: achei que deu até um charme!

Maisonette

Nós ficamos nesse apartamento no final da viagem, quando restaram apenas 2 do grupo inicial. O Maisonette acabou sendo meu apartamento preferido, porque fica no térreo, em um pátio interno do prédio. Tem uma janela com flores que me cativou. Acho ele maravilhoso para duas pessoas, mas imagino uma família de 4 se hospedando ali também.

Detalhes que fazem a diferença

Todos os apartamentos tem roupa de cama e banho, além de secador disponível no banheiro. Nenhum fica em andar alto (isso significa: “nada de escada. Ufa!”) e a rua é silenciosa. Todos têm máquina de lavar roupa (para mim, uma das grandes vantagens, porque é sinônimo de mala mais leve); uma cozinha com utensílios para preparar uma refeição (nada muito elaborado, mas o suficiente para um café ou um jantar agradável); ar-condicionado; aquecimento; internet incluída. E, o melhor de tudo, a possibilidade de fazer ligações para telefones fixos para o Brasil sem custos (isso foi uma benção para nossos corações saudosos).

Quando você for fazer a reserva por e-mail, a Dominique dará todas as instruções sobre o lugar. Ela é mais do que didática, e as suas orientações são bem claras e completas. Inclusive, além dos detalhes sobre o apartamento, ela envia também um pequeno guia de sugestões com o que fazer perto do apartamento. Gostei muito das dicas dos restaurantes.Além disso, ela também oferece um serviço de transfer com um custo à parte. Achamos muito interessante para nosso grupo de 4 pessoas cheio de malas.

Existe ainda um outro detalhe, o concierge do prédio, o seu Nino, é um português muito simpático que, além de nos ter recebido muito bem, literalmente, falava a nossa língua.Le Quartier (o bairro)
Os apartamentos ficam todos no mesmo prédio, no 5e arrondissement. Mais especificamente, no Mouffetard – uma parte do Quartier Latin. É um bairro encantador, perto do mercado famoso da Rue Moffetard. Ali você também terá:

– Supermercado Carrefour;
– Boulangerie (padaria) na esquina;
– Picard (um minimercado de congelados que adoro. Completamente diferente de tudo que você possa imaginar);
– Farmácia;
– Estação de metrô (estação Gobelin, mas tem outras estações se quiser andar um pouco mais);
– Ponto de táxi (na esquina também).

Resumo da Ópera

O que mais me agradou nessa localização é o fato de ser perfeita para quem busca a experiência de ser local. Você não está mais no centro turístico, mas está ali do lado. Isso significa que pode ter a sensação da vida de bairro sem deixar de turistar com facilidade.
Por exemplo, nós adorávamos terminar a noite no Café de Flore e voltávamos caminhando até o apartamento toda madrugada. São 30 minutos de caminhada. Se pegássemos o metrô, seriam apenas 5 minutos. Mas em Paris, quem se importa? Quem se incomoda de esbarrar com o Panthéon de madrugada, margear o Jardim de Luxemburgo ou até parar em um bistrot para um último vinho? Nós não nos importávamos nem um pouco. Ainda mais sabendo que no dia seguinte teríamos sempre a possibilidade de um café-da-manhã restaurador, abastecido pelas novidades do mercado da Mouffetard. Pena que dura pouco, não?

Apartamentos da Dominique

Para reservar: scipion3a@hotmail.com
Preços: variam de 95-225 euros/diária (preços vistos em 2013/2014)+ depósito de garantia reembolsável(300 euros)

17 comentários

  1. Mônica Hiromi disse:

    Oi Rapha! Tô adorando as dicas!!! Esse foi o apto sobre o qual vc comentou? Ele pode ser alugado por apenas uma semana? Bjs e parabéns pelo blog. Simplesmente amando!

    1. Raphinadas disse:

      Oi Mônica,

      Este mesmo. Ele pode ser alugado por uma semana sim. Pode falar com a Dominique. Que bom que está gostando do blog! Espero ver você aqui mais vezes.
      Abraços viajantes 😉
      Rapha

  2. Nice Santos disse:

    Amei seu blog querida. Parabéns. Ao seu ver qual a melhor época para ir a Paris em Maio ou Setembro?

    1. Raphinadas disse:

      Nice,
      Que bom que gostou do blog! Elogios são bem-vindos e fazem um bem danado. Acho Paris linda no outono por causa das folhas amareladass por todos os cantos e pelo friozinho, mas a primavera tem a vantagem de escurecer mais tarde e, se você der sorte, pode pegar tudo florido. Lindo! Não tem como errar.
      bjs

  3. Anna Carolina disse:

    Pelas minhas andanças pela internet acabei encontrando o seu site, e adorei! Varias dicas interessantes, sobretudo por Paris! Essa cidade me encanta, sempre que posso passo as férias por la! Este apartamento em que você ficou é lindo, parece ser uma delicia! Com certeza na próxima vez tentarei alugar no Bairro Latino, a Rua Mouffetard também é ótima!
    Eu acabei de voltar de viagem, e fiquei num apartamento perto de Saint Germain (http://www.private-homes.com/br/paris/d/335–apartment-rent–babylone-st-germain-1bdr) durante uma semana, e foi maravilhoso! Deixo aqui então a minha recomendação: a agência Private Homes. Foi ótimo alugar com eles, um pessoal super simpático, e eu pude falar em português com a Marcia, o que facilitou tudo! O preço era bem em conta considerando a qualidade do apartamento e a localização!
    Espero poder ter ajudado também aqueles que estão sempre a procura de bons apartamentos para alugar em Paris, Deus sabe que é difícil achar um bom equilíbrio entre qualidade e preço!
    Abraços!

    1. Anna,

      Que bom que a gente se encontrou! E simplesmente amei a dica do seu apartamento. A localização é perfeita! Vou guardar na minha listinha. Espero te ver de novo por aqui.
      bjs
      Rapha

  4. Louise disse:

    Nossa, que delícia! Vamos ficar no La Closerie quando formos passar nosso mês em Paris fazendo nossos cursinhos gourmet, não é, Raphinha? Amei o post, como sempre, muito bem escrito que nos dá aquela vontade imensa de fugir para Paris.
    Muito sucesso e um beijo grande.

  5. Oi, Aline,
    Claro que lembra. Imagina! Obrigada pelo elogio. Você vai amar ir em Paris em maio, com o entardecer às 9h da noite, muita música pela cidade. Uma delícia! Se você quiser ficar uma semana no apartamento, recomendo. O preço super vale. Também tenho a dica de um hotel aqui no blog. Dá uma olhada, porque acho pode valer muito a pena. Segue o link:
    http://raphinadas.blogspot.com.br/2012/02/entre-o-sena-e-o-brasil-o-hotel.html
    bjs

  6. Lilly disse:

    Oi, Rapha! Não sei se vc ainda se lembra de mim, mas estudamos juntas na PUC-Rio e foi a Ana Guinle quem me indicou seu blog e eu estou amando!! Parabéns pela iniciativa!
    Vou passar uma semana ao menos em Paris agora em maio. Esse esquema do apto funciona só pra 7 dias? Vc recomendaria alguns hotéis? Muito obrigada desde já pela ajuda! Beijos, Aline

  7. Raphaella, sou, como você, uma apaixonada por Paris. A descoberta da DOMINIQUE fez toda a diferença pra mim e meus amigos.Vamos todos os anos e a Domi já sabe que tem uma turminha fiel que ama a hospedagem na Scipion. Ponto maravilhoso, seguro, agradável e a gente acaba se sentindo muito em casa. Recomendo a todos e ninguém nunca se dcepcionou. Vou novamente este ano e já estou agitando tudo. Gostei de saber que vc também partilha esse “segredinho”muito bem guardado de Paris!!

    1. Sulamita,

      Muito bom encontrar alguém para partilhar amor por Paris, e saber que você também gostou e recomenda os apartamentos da Dominique. É uma delícia lá mesmo. Um grande abraço.
      Espero ver você aqui no blog.
      abs

  8. Dominique disse:

    Ola Raphaella,

    Obrigada pela linda matéria, me sinto muito feliz, pois você traduziu exatemente nossa proposta! Espero te receber na proxima viagem a Paris!

    1. Oi, Dominique,
      Que bom te ver aqui. Adorei o elogio. Pode contar com a nossa presença para futuras estadias na cidade da Luz.
      abs

  9. Que bom, Nana! Volte sempre! :)

  10. nana disse:

    Adorei a dica!

  11. Adorei a matéria. Próximo ano viagem para a França em setembro e pelo menos 7 dias em Paris. Me interessei por esse apartamentos, pois conheço a região é sei que ótima.

    1. Angela,
      Você vai amar Paris em setembro! Espero que já esteja ficando com as árvores amareladas. Se ficar em um dos apartamentos me conta depois.
      bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *