Foodies em Praga: minha lista de inesquecíveis

  • Sansho: meu preferido (imagem by img.radio.cz).
  • Chocolates maravilhosos da Choco Café
  • Kampa Park: restaurante com vista (foto de divulgação)
  • Velryba: artístico e despojado (photo by facebook/velryba)
  • Hemingway Bar: speakyeasy e qualidade (foto by http://www.expats.cz)
  • Klášterní Pivovar: santa cervejaria e muita história (foto de divulgação)
  • Imperial Café: art nouveau à moda Tcheca (foto by http://interiordesignshop.net)

Foodies em Praga? Sim é verdade! Você vai descobrir várias atrações gulosas na cidade. Aqui vai minha seleção de imperdíveis!

Sabe que foi uma surpresa para mim. Eu realmente não esperava que Praga fosse ser um lugar tão interessante no quesito gula. Nós passamos apenas três dias lá, mas foi uma experiência incrível!

Além de cultura e arte, Praga tem bons endereços para a gente se abastecer de experiências gastronômicas memoráveis. Que tal? 

Chocolates, culinária pan-asiática, drinks, aqui segue minha seleção para você se esbaldar na terra de Kafka e Rilke.

Para entrar no clima!

1) Sansho – experiência única

Eu coloquei o Sansho como minha primeira opção pessoal. Antes de ir para Praga, eu já conhecia o trabalho deles e era admiradora. O Sansho tem duas características raras e incríveis, a primeira está no fato dele ser local. Isso significa que ele faz um esforço real e consistente para descobrir pequenos produtores da República Tcheca apaixonados pelo seu ofício. Você pode ter certeza que estará consumindo algo que abraça o que tem de melhor na tradição deste país. Tudo fresco e de qualidade.

A cozinha se diz Pan-asiática. É apenas uma definição, mas mostra sua vocação para uma cozinha cosmopolita, mas com raízes asiáticas. Atenção! Se você não gostar de comida chinesa, não deixe de ir. Eu fui com uma pessoa que também não é fã, mas que adorou. Ir ao Sansho é realmente uma experiência incrível. A comida é incrível, o ambiente é simples, mas super charmoso. Se estiver no humor para mergulhar em sabores novos, não deixe de reservar um dia para ir lá.

Sansho

Endereço: Petrská 25, Praha 1
Telefone: 420 222 317 425
E-mail: info@sansho.cz
Horário: seg. fechado; ter-sex 11h30-15h e 18h-23h; sab 18h-23h e dom. fechado

2) Cervejaria do Monastério de Strahov – cerveja e história

Também conhecida como Klášterní Pivovar Strahov, fica ao lado Monastério de Strahov e pertíssimo da área do castelo da cidade. O primeiro registro com o seu nome ocorreu no século XIV. Em 1907, a cervejaria foi fechada até ser reaberta no ano 2000, depois de um complexo processo de restauração. É importante deixar claro que a cervejaria não é feita por monges. O monastério apenas concedeu o direito de uso da área para a cervejaria.

O nome da cerveja produzida ali é Saint Noberto. Eles produzem três tipos de cerveja (Amber, Dark e a IPA). Elas não filtradas e nem pausterizadas (seguem os princípios de Reinheitsgebot de 1516), são fermentada à moda britânica ou da Baviera e maturada com ingredientes Tchecos.

Cervejaria do Monastério Strahov (Klášterní Pivovar)

Endereço: Strahovské nádvoří 301, Prague 1–Hradčany
Telefone: 420 233 353 155
E-mail: zuzuna@klasterni-pivovar.cz
Horário: seg-dom 10h-22h

3) Café Imperial (Art Deco Imperial Hotel) – café com arquitetura e história

Se você quiser aquela experiência Cafeteria Colombo à moda tcheca essa é uma ótima opção. O café já foi frequentado por Kafka e por Leos Janacek (compositor). O espaço é todo decorado em cerâmica. Encare como uma oportunidade para namorar o Art Noveau Tcheco. Um lugar ideal para tomar um café e renovar as energias durante a viagem. Ps.: o chef Zdenek Pohlreich faz a assinatura do menu é chef celebridade da República Tcheca.

Café Imperial

Endereço: Na Poříčí 1072/15, 110 00 Praha
Telefone:+420 246 011 600
E-mail: café@hotel-imperial.cz
Horário: seg-dom 6h30-23h

4) Hemingway Bar – drinks em estilo speakeasy

Uma boa “Top Hurricane” (1)  que sou não poderia deixar de separar um endereços de drinks de responsabilidade. O Hemingway bar faz um estilo íntimo speakeasy, sofás de couro, super clima, do jeito que a gente gosta. Eles têm um cardápio sazonal de drinks, além dos clássicos. É um dos poucos lugares na cidade onde você pode realmente tomar um absinto com dignidade. Dica: não deixe de conhecer o segundo andar para não fumantes. 😉

  • O TopHurricane é um grupo de meninas (com blogs de gastronomia ou afins) que amam o mundo dos drinks. Um dia conto mais sobre o grupo, mas vocês podem colocar um #tophurricane no instagram e já irão descobrir muitas coisas.

Hemingway Bar
Endereço: Karolíny Světlé 26, 110 00 Prague
Telefone: 420 773 974 764 (reservas só pelo telefone)
Horário: seg-qui 17h-1h; sex 5pm-2pm; sab 19h-2pm e dom 19h-1h

5) Choco Café – melhor chocolate quente + doce típico (Hořické trubičky)

É para os aficionados e chocólatras. Eu não conheci, mas como ela foi bem recomendada (pessoa querida, confiança 100) deixo como sugestão sem medo. Ela fica próxima a Karlova Street, uma das ruas mais visitadas da cidade. Ali você encontrará chocolate em 1001 variações – dá para deixar a gente cheia de curiosidade, certo?

Eles também servem o “Hořické trubičky”. Um doce tradicional feito com uma espécie de panqueca/biscoito de waffle crocante e bem fina enrolada, mas com um creme fresco por dentro. Esse doce deve ser mergulhado em um chocolate derretido e comido. Resumo: Gula é vida!

Choco Café

Endereço: Liliová 4, 110 00 Praha
Telefone:+420 222 222 519
Horário: seg-sab 10h-21h e dom 10h-20h

6) Kavárna Velryba – hipster/roots low price

É possível ser hipster e roots? Se você não se prende nesses estereótipos que não servem para muita coisa vá ao Velryba. O nome significa baleia em tcheco. O endereço não é nada turístico, ainda que todos os garçons falem em inglês. É muito frequentado por estudantes por causa do preço e da atmosfera relaxada e artística (tem sempre uma exposição de pintura nas paredes). Eles têm ótimas opções de cerveja e vinho; a comida é caseira e bem feita. Acho que não tem muito erro. Eles sempre tem alguma opção vegetariana e o hambúrguer faz sucesso.

Velryba

Endereço: Opatovická 156/24, 110 00 Praha
Telefone: 420 224 931 444
Horário: seg-dom 11h-00h

7) Restaurante Kampa Park – quando a vista conta

A gente sempre fica com um medo de restaurante com vista, não é? É como se estivesse pagando só por ela. O fato, contudo, é que realmente gostei do Kampa. A vista de fato é um fator relevante, mas se você está em Praga, por que não reservar uma mesa com vista para a última noite na cidade? A comida – já aviso – é boa, mas não emocionante. Agora, o pacote completo: vista, luz de velas, comida e momento viagem, faz valer. Minha sugestão.

Kampa Park

Endereço: Na Kampě 8b, 118 00 Praha, República Tcheca
Telefone:420 296 826 112
Horário: Aberto hoje · 11:30–01:00
Reserva: Ligar ou pela internet (por aqui)

———————-

E aí, gostou das dicas?
Para que sua próxima viagem seja realmente incrível, que tal investir em algo personalizado como um roteiro sob medida feito pelo Raphinadas? Basta entrar em contato comigo, por aqui , e a gente já pode começar a planejar. Eu sou super acessível! Vamos conversar!

3 comentários

  1. Tania Lustosa disse:

    Rapha,
    Que delícia está seu blog! Suas descrições impecáveis nos transportam de volta a cada lugar.
    É uma viagem voltar aqui! Parabéns!
    Pena que nunca dá tempo de conhecer tudo o que você recomenda…
    Bjs.
    Tania

  2. Simone disse:

    Olá Rapha, adorei as dicas. Um dia volto a Praga e vou conhecer alguns destes. Em Praga, super indico o Fragola, a Bakeshop e o dele ouso restaurante cigano Gitanes. Ta la no blog http://casinhacolorida-simone.blogspot.com.br/2012/11/minhas-indicacoes-em-praga_3.html?m=1
    Bjs

    1. Raphinadas disse:

      Oi, Simone!
      Obrigada pelas referências Já deu até vontade de ir de novo.
      Abraços,
      Rapha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *