Drinks, Salsa e… Carmen Miranda?!

  • The Copacabana circa 1950 / © Photofest (Papermag.com)
    Foto from Paper Mag | The Copacabana circa 1950 / © Photofest

Drinks, Salsa e… Carmen Miranda

Estava eu aqui pensando em quantas possibilidades Nova York oferece em termos de programas noturnos memoráveis para quem a visita. Podemos ir da Ópera ao programa mais cool numa mesma noite.

Então, se você gosta de ir de um extremo a outro, tenho uma ótima sugestão. Drinks em um lugar que é a cara da NYC hipster, seguido por um noitada com um quê de insólito. Que tal?

Salsa em NYC

Nova York possui um dos maiores números de professores de salsa por metro quadrado do Estados Unidos e, se bobear, do mundo (mais isso é só palpite). Lá, as aulas são pagas por hora, ou seja, se quiser pode até dar uma treinada antes (veja este site. As aulas custam $20).

O resultado dessa concentração de amantes da dança é um calendário repleto de oportunidades para a gente se arriscar e dançar. Por quê não?

Minha receita para uma noite memorável em Nova York:

1. Drinks no Schiller’s

Uma noite memorável nova iorquina tem que começar com drinks. E por que não no LES, mais especificamente no Schiller’s. Paredes de azulejo branco, bancos de madeira e um balcão repleto de garrafas. That’s the mood!

Aconselho ficar no balcão – assim o aquecimento fica mais especial. Pedimos drinks ( “The blind lady“, se estivermos no verão, ou talvez um “Daiquiri”, para sermos tradicionais), um pouco de conversa e vamos para o táxi! É hora da Salsa!

2. Salsa no The Copa

Estamos em NYC, onde são várias as opções de noitadas. Mas já que estamos a caráter (está imaginando?), e os dias são sempre poucos quando viajamos, a melhor opção é ficar com o clássico dos clássicos.

O Copacabana, conhecido como “The Copa“, existe desde 1940 (veja a foto na galeria). Ele mudou de endereço algumas vezes e continua sendo referência na cidade. O lugar é enorme! Tem dois ambientes, um deles sempre com música latina e salsa. Já foi locação de filmes (Tootsie, Goodfellas) e é cheio de personalidade – por personalidade quero dizer néons e colunas em forma de coqueiros.

Para mim, o Copa tem um ar nostálgico festivo. Talvez não seja um hotspot, no entanto resistir em Nova York é tarefa para poucos. É preciso ter algo de especial, mesmo que sejam coqueiros bizarros. 😉

Se quiser, essa será uma noite única na sua vida. Basta se entregar ao ritmo da salsa!

Mas… e a Carmen Miranda, Rapha?

Bom, ela é a cara do Copa. Literalmente. Foi a inspiração para a marca do lugar.

carmem miranda

Fato é que a Carmen Miranda, junto com Groucho Marx, estrelou um filme com o nome do nightclub em 1947 (o clube já existia há 7 anos e era um ícone). Podemos dizer que ela acabou se tornando uma espécie de musa inspiradora para essa latinidade inventada à moda americana e hollywoodiana. Uma latinidade tão distante da nossa realidade, mas tão encantadora se vivida apenas por uma noite.

Kit-Salvação

Para a Salsa

Dois conselhos são necessários. Primeiro é saber que a noite de salsa costuma começar a partir 22h e, para animar, só a partir das 23h. O segundo conselho é: priorizar sextas, sábados e Domingos. Em todos os sites e revistas que pesquisei, essa é uma unanimidade. São os dias mais animados.

Para saber a programação mais interessante durante sua viagem, visite o site Mambo Events Calendar (o calendário tem letras pequena, é um pouco confuso, mas vale conferir).

Copacabana
Endereço: 268 West 47th Street com 8th Avenue (Times Square).
Roupas: nada de jeans, tênis (pense: “como minha ídola Carmen Miranda iria se vestir no The Copa?“)

Para os Drinks

O Shiller’s é um ótimo lugar para começar a noite. É só para aquecer. Pede-se uma comidinha, o ambiente tem jeito de NYC na sua melhor forma e os drinks são ótimos (fique de olho nos sazonais). O lema deles é “barato, bom e decente” (mas no item barato eu daria um desconto, pois é barato só para NYC). Ele não fica perto do Copa, mas NYC é assim, a gente pega um metrô ou táxi e rapidinho (ao menos de noite costuma ser mais fácil) chega-se onde quer.

Shiller’s Liquor Bar

Endereço: 131, Rivington Street
Telefone: 212 260 4555
Reservas: podem ser feitas com até 30 dias de antecedência por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *