Casa Daros: experiência cosmopolita e cultural no Rio de Janeiro

  • Palmeiras e a Casa Daros
    Palmeiras e a Casa Daros
  • Atracoes Rio Daros Ilusoes
  • Sobremesa de tapioca com doce de leite no Mira!
    Sobremesa de tapioca com doce de leite no Mira!
  • A Casa manteve a lembrança do antigo educandário
    A Casa manteve a lembrança do antigo educandário
  • Loja - objetos de design e livros sobre arte
    Loja - objetos de design e livros sobre arte
  • Na entrada da Casa Daros, durante a expo Ilusões
    Na entrada da Casa Daros, durante a expo Ilusões

O que faz a experiência em uma casa de cultura ou museu ser realmente boa? Uma exposição de peso; um acervo permanente de qualidade (quantidade não é fundamental); uma livraria decente (com livros sobre as exposições e artistas que passaram por aquele lugar) e um restaurante ou café agradável.

Para mim, esta é a lista (se você quiser deixar a sua nos comentários, estou aqui para isso). No Rio nós estamos começando a acordar para o fato de que visitar um museu/casa de cultura não é apenas sobre ver uma obra de arte ao vivo, e sim sobre a experiência completa de desfrutar de um ambiente que pulsa criatividade.

A Casa Daros é um passo nesta direção. Lá, você encontrará:

1) Exposições: a casa tem um calendário com amostras de peso e sob uma curadoria cuidadosa. Eu fiquei fascinada com a exposição Ilusões. Se você quiser pesquisar a exposição da vez, visite aqui.

2) Café/Resturante Mira!: nada melhor do que fazer um programa cultural e depois poder sentar em lugar realmente agradável, certo? O Mira! tem assinatura da chef Roberta Ciasca – a mesma do Oui Oui).

Vale provar! O menu especial inspirado na exposição em cartaz. Ótima ideia!

3) Loja: um passo em direção àquelas como a do MoMa em Nova York. Ela é pequena e não oferece muitas opções, mas a seleção de objetos de design e livros é interessante na medida que casa perfeitamente com a proposta do museu. Enfim, vale dar uma espiada. 

Minha dica: pega seu amigo hipster e vai passar uma tarde na Casa. Aproveita para almoçar no Mira! e tomar uns drinks no final da tarde. Você vai se sentir cosmopolita nível 10.

Bônus: uma biblioteca, cinema e várias atividades para criança. É bom conferir a programação aqui.

História: o espaço da Casa Daros fica em um prédio do século XIX (1866) onde funcionava um antigo educandário. O prédio ficou abandonado durante muito tempo, mas hoje faz parte do Patrimônio Histórico da Cidade do Rio de Janeiro e foi completamente restaurado – a obra durou 7 anos.

Casa Daros

Endereço: Rua General Severiano, 159
Botafogo – Rio de Janeiro
Telefone: 55 21 2138 0850
Horário: quar-sab 11h-19h dom 11h-18h
Preço: 14 reais (quartas-feiras são gratuitas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *