3 Hotéis Eco-Chics para se Maravilhar

  • Sono hoteis eco-chics mirrocube
    Que tal uma casa na árvore totalmente integrada à paisagem? (foto de www.treehotel.com)
  • Parafraseando: "Era um hotel muito engraçado, não tinha chão..." mas muita liberdade! (foto de www.casasnaareia.com)
    Parafraseando: "Era um hotel muito engraçado, não tinha chão..." mas muita liberdade! (foto de www.casasnaareia.com)
  • sono eco-chics whitepod
    Whitepod com a vista dos alpes suíços! (foto de whitepod.com)
  • Hotéis Eco-chics Casas na Areia
    Um fim de tarde apaixonante na "Casas na Areia" (foto: casasnaareia.com)
  • sono eco-chics whitepod
    Visão do whitepod por dentro. Eco-chic! (foto: whitepod.com)

Hotéis Eco-Chics para se Maravilhar

A Homify é um site que funciona como uma rede social para quem é vidrado em decoração, arquitetura e design. Ótimo para profissionais, mas também um lugar para que apaixonados pelo tema (como eu) se inspirem e colecionem boas ideias e soluções. Vale conhecer!

Quando recebi a proposta do Homify para escrever algo relacionado a arquitetura e design envolvendo viagens não tive dúvida de qual seria o tema. Na hora pensei nos viajantes que tem um compromisso com a arte de se maravilhar e vão além da busca por um lugar para dormir entre um dia e outro de viagem. 

“A forma de um objeto pode alterar a experiência que temos ao consumi-lo.”

Nós podemos procurar apenas uma cama para dormir, não é? Afinal, depois de um dia de atividades e experiências tudo que precisamos é descansar e nos prepararmos para o dia seguinte. Nós podemos não nos importarmos com a qualidade daquela “cama” ou com o impacto que ela está causando para região visitada. Por outro lado, se o orçamento e o planejamento deixarem, podemos incorporar este momento de “sono” às experiências significativas da viagem. Então, por que não aproveitar tudo ao máximo?

Fiz uma seleção com 3 hotéis únicos, com propostas envolvendo o uso de soluções em design e arquitetura capazes de pinçar e resgatar nossos sonhos mais escondidos. Mais importante, são hotéis que conseguiram fazer isso de uma maneira a preservar o ambiente ao seu redor, e ainda, foram capazes de oferecer uma oportunidade genuína aos seus hóspedes para se integrar com a paisagem da região. É pura mágica! Você vai sentir vontade de fugir agora! Vamos?

Casas da Areia – um projeto de Manuel e Francisco Aires Mateus, as casas não são exatamente um hotel. São antes uma experiência à moda da costa Alentejana em plena reserva natural de Comporta e Rio Sado. São 4 casas que um dia já foram refúgio de pescadores, e hoje, recuperadas, recebem hóspedes de uma maneira genuína e especial.

Uma das casas funciona como sala de estar e as três restantes como 4 quartos. As casas só podem ser alugadas como um todo. Café da manhã, taxas e bicicletas estão inclusos. Além disso, temos a grande marca do projeto, um chão de areia na “casa da sala de estar”. É para despir os sapatos apertados e libertar a alma! Não se preocupem com a limpeza. Ela é feita diariamente e está incluída na diária.

Duas das casas foram construídas com madeira, cana e com palha no teto, e as outras de concreto e teto de palha. A preocupação do arquiteto foi manter a simplicidade e o ar rústico da região, mantendo, por trás desses elementos estéticos, todos os confortos do mundo moderno. Rede Wi-fi, aquecimento para o inverno e camas para lá de confortáveis.

Casas na Areia 

Local: Comporta – Portugal
Endereço: Sitio da Carrasqueira, 7580-613
Telefone: +35 1 934 418 316

Whitepod – esse hotel está na minha lista de desejo fortes. Tem tudo que eu espero em hotel: conforto, beleza, maravilhamento e preocupação ambiental. Eu explico.

São 15 pods (cabanas geodésicas) de eco-luxo no coração dos alpes suíços (a 1700m de altitude). Perfeito para quem se preocupa com o impacto ecológico, mas não quer abrir mão do luxo. Os pods são construídos sobre uma plataforma de madeira projetada para isolar o frio e causar pouco impacto no ambiente ao redor. Tudo ali foi pensado com o objetivo de oferecer hospitalidade, mas conservando o ambiente ao redor. E quem se hospeda no Whitepod sente isso com todos os sentidos. Visualmente, a estética do lugar evoca simplicidade, mas de uma maneira refinada (luxo). Tudo é reciclado, o uso da água e da energia é controlado e os alimentos são locais. Até o staff mora perto do hotel e não precisa de transporte (que aliás é também controlado na área).

Perfeito para quem quer fugir do caos urbano e ama atividades de inverno. Eles têm várias atividades nesta época do ano. Por exemplo, caminhadas na neve (com snowshoe), dog sledding (trenó puxado por cachorros), até paraglinding e snowscoots (bicicleta para neve). Além disso, o hotel oferece uma pista de ski privativa para os hóspedes e tapetes especiais para descer do seu “pod” até a base da montanha.

Whitepod 

Local: Monthey – Suíça
Endereço: Les Giettes, Les Cerniers, 1871
Telefone: +41 244 713 838

Treehotel – quem nunca teve o sonho de morar em uma casa na árvore? Bom, eu tive, e esse hotel sueco corresponde às minhas (talvez, nossas) fantasias. São 6 casas nas árvores versão chic. Todas com assinatura de arquitetos escandinavos. Todas tem algo de único e especial no seu desenho. Vale conferir! A minha preferida, no entanto, é sem dúvida a casa de espelhos (The Mirror cube).

As casas são divertidas, confortáveis e integradas com o ambiente que as cerca. Ficar no Treehotel é realmente uma experiência de imersão na natureza. Como eles dizem, “já que estamos no meio da natureza devemos experimentá-la nos seus termos”. Achou isso muito Sueco? Espere que fica melhor.

Assim como no Whitepod, as casas foram construídas para causar o mínimo de impacto ecológico. Imaginem que para construir todas as casas nenhuma árvore foi afetada. As companhias contratadas para construção foram locais; nenhum componente químico foi usado nas madeiras para construção da base das casas. Além disso, todos quartos são aquecidos com energia hidráulica verde, seus banheiros têm pia com controle de água e as privadas funcionam com um sistema de combustão de resíduos. Os chuveiros ficam em cabanas separadas das casas (essa pode ser um pouco difícil para alguns de nós, mas as cabines são uma para cada casa) e a iluminação é feita com LED. Os produtos de limpeza usados nas casas são todos ecológicos.

O importante é que você estará no meio de uma reserva natural maravilhosa, usufruindo de uma hot tub ao ar livre (eles são suecos, gente!), sauna de madeira e massagens feitas com leite sueco. Você poderá fazer kayaking no rio Lule, fazer zipline, icefishing (pesca no gelo), jantar ao ar livre, conhecer os produtores locais, mountainbiking etc.

Treehotel

Local: Harads – Suécia
Endereço: Edeforsvägen 2A, 960 24
Telefone: +46 928 103 00

homify

2 comentários

  1. Angela de Assiss disse:

    Quero ir para Portugal!!!!
    Excelentes dicas e difícil escolha.
    Gostei muito.

    1. Raphinadas disse:

      O de Portugal também é o meu favorito! 😉
      Obrigada, Mamacita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *